A terapia antirretroviral aumenta a prevalência da síndrome metabólica em pessoas vivendo com HIV?

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
21509
7 pages
Research Article

A terapia antirretroviral aumenta a prevalência da síndrome metabólica em pessoas vivendo com HIV?

Diego Osmar Rodrigues, Erildo Vicente Muller, Ricardo Zanetti Gomes, Carlos Eduardo Coradassi and Geovane Menezes Lourenço

Abstract: 

A terapia antirretroviral (TARV) está associada a alterações metabólicas que podem levar a síndrome metabólica, um dos principais fatores de risco para doença cardiovascular. Objetivos: investigar a prevalência e fatores associados à síndrome metabólica em adultos vivendo com HIV/AIDS em TARV. Métodos: Estudo transversal com 265 indivíduos infectados pelo HIV. Os dados foram coletados no SAE do município de Ponta Grossa – Paraná, no período de 2018 e 2019. As informações foram obtidas mediante aplicação de questionários estruturados, exames clínicos antropométricos e bioquímicos. Resultados: O modo de transmissão mais frequente foi o sexual, com predomínio de renda e escolaridade baixa. A prevalência de síndrome metabólica foi 32,5%, e os fatores que estiveram associados a SM foram faixa etária 50 a 59 anos (OR=8.06; IC95%=2.42; 26.84) e sexo biológico feminino (OR=1,83; IC95%=1.06; 3.15). Conclusões: A prevalência da síndrome metabólica e sua associação com o uso da TARV reforçam a necessidade de identificação de indivíduos e grupos populacionais com maior vulnerabilidade à ocorrência de doenças cardiovasculares.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.21509.04.2021
Download PDF: