Teoria da atividade aliada à educação matemática inclusiva: publicações da bdtd em foco
International Journal of Development Research
Teoria da atividade aliada à educação matemática inclusiva: publicações da bdtd em foco
Received 20th November, 2021; Received in revised form 03rd December, 2021; Accepted 06th January, 2022; Published online 20th February, 2022
Copyright © 2022, Braynna Aretuza Fonseca da Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Pesquisas envolvendo Atividade Docente simultaneamente aliada com a Educação Matemática Inclusiva, inter-relacionam a Matemática com a sociedade e com o ambiente escolar, evidenciando a necessidade de estudos devido à complexidade que o tema aponta. O presente estudo conta com a contribuição de discussões apresentadas no I Encontro do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores da Universidade Federal do Tocantins, e ampliadas após o encontro. Apresenta um mapeamento que objetiva discutir as dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2016 e 2021 que versam sobre a Atividade Docente e seus desdobramentos no contexto da Educação Matemática Inclusiva. Para atingir o objetivo proposto realizou-se pesquisa bibliográfica com operadores booleanos e os descritores “Atividade Docente”, “Educação Matemática” e “Educação Inclusiva”. Adotou-se como critérios de exclusão o idioma em língua portuguesa, o período de publicação dos últimos 5 anos e a leitura dos resumos. Entre os resultados destacamos sete produções no período. O mapeamento permitiu uma visão panorâmica do que se produziu. A análise evidenciou a heterogeneidade com que a educação inclusiva é tratada, sob diversas perspectivas sendo relacionadas à inclusão, formação de professores, políticas públicas e matemática. Verifica-se que a discussão sobre o tema na BDTD ainda é inicial e que novas discussões são necessárias.