Social representations of the humanization of assistance from the viewpoint of health professionals

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
13
Article ID: 
26116
4 pages
Research Article

Social representations of the humanization of assistance from the viewpoint of health professionals

Janaina Scheffer, Daniely Luiza Cesar Rangel Magalhães, Laura Belei Reali, Luana Payer Cipriano, Letícia Cláudio, Luiz Filipe Possatti, Adriene de Freitas Moreno Rodrigues and Luciano Antonio Rodrigues

Abstract: 

Objetivo: identificar as representações sociais da humanização da assistência sob a óptica da equipe multiprofissional que realiza atenção à saúde de mulheres em seu período gestacional, parto e puerpério. Método: Tratou-se de um estudo observacional, descritivo, de corte transversal, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída pela equipe de enfermagem atuante nos setores da maternidade, Centro Obstétrico, acolhimento/ classificação de risco, banco de leite humano e casa da gestante, bebê e puérpera de um hospital referência regional em maternidade de alto risco de Colatina/ES/Brasil. Os dados foram coletados utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado. Os resultados foram tratados utilizando a análise semântica das informações e extraídas as evocações, as quais foram elucidadas através do software open EVOC 0.92, com a discussão baseada na teoria do núcleo central. Resultados: O entendimento da equipe multiprofissional sobre humanização da assistência, assim como possíveis barreiras no desenvolvimento das práticas humanizadoras. Percebe-se, que as representações sociais da humanização da assistência sob a óptica da equipe multiprofissional, é caracterizado por respeito e empatia, de acordo com a teoria do núcleo central. Conclusão: A equipe de saúde que desempenha a assistência deve compreender a importância da experiência de uma assistência humanizada, capaz de marcar positivamente a vida das mulheres.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.26116.01.2023
Download PDF: