Saúde sexual e reprodutiva: a influência da família na escolha do método contraceptivo da adolescente
International Journal of Development Research
Saúde sexual e reprodutiva: a influência da família na escolha do método contraceptivo da adolescente
Received 20th December, 2021; Received in revised form 20th January, 2022; Accepted 30th January, 2022; Published online 26th February, 2022
Copyright © 2022, Vanessa G. de Souza et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Analisar como a família influencia a escolha do método contraceptivo, sob a ótica das adolescentes. Método: trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, do qual participaram 11 adolescentes. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas subsidiadas pelo programa Atlas. ti e analisadas pela técnica de análise do conteúdo de Bardin. Resultados: entrevistaram-se adolescentes com 14 a 19 anos, sendo que 63,6% estão na faixa dos 14 a 17 anos, a maioria solteira (63,6%), com início da vida sexual entre os 13 e 16 anos, cor da pele parda (81,8%) e mais da metade é católica. Após transcrição, codificação e análise dos dados obtidos das entrevistas, emergiram duas categorias temáticas: “Contraceptivo para adolescentes: análise de conhecimento, utilização, efeitos colaterais e compreensão dos métodos disponíveis no Sistema Único de Saúde-SUS” e “A influência da família no processo de escolha do método contraceptivo da adolescente”. Consideraçõesfinais: os relatos mostram haver conhecimento das adolescentes acerca dos métodos contraceptivos. A decisão de iniciar um desses métodos teve forte influência da família, especialmente da mãe das adolescentes. Por fim, destaca-se a importância do profissional de saúde em fornecer informações claras às adolescentes, a fim de prevenir uma gravidez indesejada.