Saúde do trabalhador na perspectiva da radioproteção: uma avaliação em um hospital universitário do sertão nordestino
International Journal of Development Research
Saúde do trabalhador na perspectiva da radioproteção: uma avaliação em um hospital universitário do sertão nordestino
Received 20th September, 2021; Received in revised form 27th October, 2021; Accepted 29th November, 2021; Published online 28th December, 2021
Copyright © 2021, Matheus Victor Santos Soares et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução - A radioproteção se torna importante a partir do momento em que as radiações ionizantes são integradas a produção da sociedade. Dentro da medicina e da área da saúde em geral, as radiações ionizantes são utilizadas diariamente para diagnóstico e tratamento. Dessa forma é importantíssimo que os profissionais que lidam com este tipo de radiação estejam protegidos dos seus efeitos deletérios, haja vista que seus benefícios são inúmeros e a sua utilização é rotineira. Objetivo- Identificar o grau de conhecimento sobre proteção radiológica dos técnicos em radiologia, entender a conjuntura de radioproteção oferecida pela instituição. Metodologia - Pesquisa qualiquantitativa, de caráter exploratório, realizada mediante entrevistas semiestruturadas com questões objetivas e subjetivas, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, número do CAAE: 89699018.0.0000.5575.A amostra foi composta portécnicos e tecnólogos em radiologia de um hospital universitário do sertão da Paraíba. A interpretação do material coletado seguiu os ensinamentos da "análise de conteúdo" proposta por Bardin. Conclusão - os entrevistados possuem conhecimento sobre radioproteção, embora em alguns aspectos seja superficial, e que no momento a conjuntura de radioproteção oferecida pelo hospital peca em alguns aspectos.