Síndromes hipertensivas gestacionais: o impacto do pré-natal na mortalidade materna
International Journal of Development Research
Síndromes hipertensivas gestacionais: o impacto do pré-natal na mortalidade materna
Received 20th December, 2020; Received in revised form 06th January, 2021; Accepted 07th February, 2021; Published online 17th March, 2021
Copyright © 2021, Rosy Aline Lopes de Oliveira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Analisar a adequação da assistência ao pré-natal na Atenção Primária à Saúde, assim como a articulação desta com os serviços secundários e o impacto da Rede Cegonha no acesso de gestantes ao serviço de saúde. Métodos: Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura de caráter integrativo por meio de coleta de artigos científicos na língua portuguesa e inglesa referentes aos anos de 2010 a 2020, através das bases de dados, tais como Scielo, Pubmed e Lilacs. Além disso, em relação aos aspectos éticos serão mantidos todos os aspectos éticos para evitar plágio e cópias. Resultados: Vinte e nove estudos foram selecionados para análise e discussão dos dados, de acordo com os critérios de busca e seleção identificados. Considerações finais: A adequação da assistência ao pré-natal no Brasil ainda é insuficiente apesar da implementação de políticas públicas voltadas às gestantes interferindo diretamente na taxa de mortalidade materna.