Síndrome De Burnout Em Profissionais Da Saúde Que Atuam Na Linha De Frente Da COVID-19
International Journal of Development Research
Síndrome De Burnout Em Profissionais Da Saúde Que Atuam Na Linha De Frente Da COVID-19
Received 06th December, 2020 Received in revised form 14th December, 2020 Accepted 11th January, 2021 Published online 28th February, 2021
Copyright © 2021, Karine Costa Melo et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Analisar a suscetibilidade da Síndrome de Burnout em profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura, na qual foi utilizada como questão norteadora: “Quais evidências científicas mostram a Síndrome de Burnout em profissionais de saúde que atuam na linha de frente da COVID-19”?.Resultados:Todos os estudos inseridos nesta revisão tratava-se de estudos transversais (100%), em que todos os estudos apresentavam a abordagem quantitativa na análise dos dados (100%). Com relação ao idioma houve prevalência do inglês (100%), sendo a Itália o país com mais estudos incluídos (25%). Com relação ao recorte temporal todos os estudos eram referentes ao ano de 2020 (100%). Os estudos avaliaram sobre a síndrome de Burnout em profissionais da saúde que atuam na linda de frente da COVID-19. Conclusão:No decorrer dos últimos anos, os trabalhadores da saúde vêm enfrentando aumento do número de casos de Burnout, a pandemia agravou ainda mais a situação, principalmente para aqueles que atuam na linha de frente. Devem-se propor medidas que visem minimizar os riscos enfrentados por estes profissionais.