Relação entre o nível de lesão cervical e o tempo de internacão hospitalar
International Journal of Development Research
Relação entre o nível de lesão cervical e o tempo de internacão hospitalar
Received 17th August, 2020; Received in revised form 29th September, 2020; Accepted 27th October, 2020; Published online 30th November, 2020
Copyright © 2020, Bruno Sousa Lopes et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Resumo: A lesão medular é um dano na coluna vertebral, podendo cursar com alterações graves, permanentes, transitórias, sensitivas e ou motoras. A lesão cervical traz complicações severas associadas as causas traumáticas, exigindo internação hospitalar. Objetivo: verificar se existe relação entre o nível de lesão cervical e o tempo de internação hospitalar. Métodos: Foi realizado um estudo longitudinal retrospectivo quantitativo e descritivo em um hospital do DF, tendo como amostra 29 prontuários de pacientes admitidos na UTI de 2016 a 2019. Análise foi realizada através de tabulação das informações em uma planilha no Excel e analisado pelo software SPSS 20.0, foram rodados frequência e porcentagem para os dados descritivos e correlação de Spearman para os dados analíticos. Resultados:12 pacientes tiveram lesão na altura de C5. A maior parte dos pacientes apresentaram lesão completa. Houve correlação entre tempo de ventilação mecânica e tempo de internação hospitalar, porém o oposto em nível mais alto de lesão e tempo de internação hospitalar ou nível mais alto de lesão e tempo de ventilação mecânica. Conclusão: Não há relação entre o nível de lesão cervical e o tempo de internação hospitalar.