Relação da prática de exercícios físicos com a amenização dos processos patológicos do envelhecimento
International Journal of Development Research
Relação da prática de exercícios físicos com a amenização dos processos patológicos do envelhecimento
Received 09th June, 2021; Received in revised form 24th July, 2021; Accepted 19th August, 2021; Published online 29th September, 2021
Copyright © 2021, Jean Alesi de Aguiar Filho and Juliana Pereira de Carvalho. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O processo de envelhecimento é acompanhado por diversas alterações na vida do indivíduo, reduzindo a capacidade funcional de diversos sistemas, aumentando a fragilidade e tornando-o cada vez mais susceptível ao desenvolvimento de condições patológicas. Entretanto, o exercício físico pode atuar nesse contexto, ao maximizar a aptidão física e cognitiva do mesmo, resultando em maior autonomia e qualidade de vida para essa população. Dessa forma, o presente estudo objetiva abordar como a pratica de exercícios físicos interfere no envelhecimento, amenizando os problemas desse processo. Nesse sentido, realizou-se uma revisão de literatura integrativa a partir de artigos com idioma em português e inglês, publicados entre 2015 e 2021 nas bases de dados online SciELO e PubMed, através dos descritores: “Exercise”, “Aging”, “Aged” e “Frailty”. Desse modo, verificou-se que o exercício físico interfere positivamente no processo de envelhecimento, reduzindo as taxas de fragilidade, dependência e doenças cardiovasculares, devido a melhora do desemprenho de todo o organismo do idoso.