Reflexão sobre a utilização de plantas medicinais por pessoas idosas na contemporaneidade

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19518
7 pages
Research Article

Reflexão sobre a utilização de plantas medicinais por pessoas idosas na contemporaneidade

Maria Mércia Bezerra, Ana Claudia Torres de Medeiros, Raenilson Araújo Ramos, Larissa Nogueira de Siqueira Barbosa, Giovanna de Araújo Leite and Fabíola de Araújo Leite Medeiros

Abstract: 

O uso de plantas medicinais é uma prática comum no Brasil. Considerando a biodiversidade do país, a eficácia em relação aos benefícios gerados, as possibilidades de complemento à biomedicina, o envelhecimento populacional e a tradição cultural, a questão que norteou esse estudo foi: como as pessoas idosas citam o uso de plantas medicinais na contemporaneidade? O objetivo foi traçar uma reflexão sobre o uso de plantas medicinais entre pessoas idosas, identificando as principais plantas utilizadas, formas de preparo, formas de uso e meio de aquisição. Trata-se de uma pesquisa transversal e descritiva, com abordagem quantitativa. Utilizou-se um questionário semiestruturado sob aplicação de técnica de entrevista com 55 idosos. Concluiu-se que a utilização de plantas medicinais por pessoas idosas foi influenciada principalmente pela experiência de vida e pela cultura familiar, destacando que a pessoa idosa continua sendo uma das maiores detentoras do uso e da divulgação do conhecimento das plantas medicinais. Contudo, torna-se essencial os investimentos na difusão de conhecimentos sobre essas práticas junto a grupos de pessoas idosas, permitindo maior inserção de práticas de saúde com pluralidade cultural e com ênfase na diversidade de métodos eficazes para soluções de problemas de saúde na comunidade.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19518.07.2020
Download PDF: