Redes neurais artificiais na previsão de contágio e óbitos por covid-19: um estudo noestado do pará, Brasil
International Journal of Development Research
Redes neurais artificiais na previsão de contágio e óbitos por covid-19: um estudo noestado do pará, Brasil
Received 17th January, 2020; Received in revised form 19th February, 2020; Accepted 10th March, 2020; Published online 30th April, 2020
Copyright © 2020, Jonas Elias Castro da Rocha et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O coronavírus SARS-CoV-2, anteriormente denominado de 2019-nCoV,é o patógeno causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2, amplamente difundida como COVID-19 e possui uma disseminação extremamente rápida, forçando a aplicação de novas políticas públicas para seu enfrentamento. Diversas técnicas de predição de caso futuros de contágio e óbitos foram apresentadas em diferentes regiões do planeta. No presente estudo, propomos um modelo de previsão de curto prazo baseado em Análise dos Componentes Principais e Redes Neurais Artificiais, capaz de estimar o número de casos e de óbitos causados pelo SARS-CoV-2. O modelo adotado é baseado em dados, onde toda inferência é feita a partir do conhecimento descoberto. O estudo apresenta resultados para o estado do Pará e Brasil, com séries temporais que servem de base para analisar o impacto na capacidade de atendimento nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, servindo de suporte à tomada de decisão por parte dos órgãos de vigilância em saúde.