Publicações acadêmicas sobre resultados de metodologias ativas em cursos de administração
International Journal of Development Research
Publicações acadêmicas sobre resultados de metodologias ativas em cursos de administração
Received 27th February, 2022; Received in revised form 19th March, 2022; Accepted 14th April, 2022; Published online 30th May, 2022
Copyright © 2022, Islania Andrade de Lira Delfino et al This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Metodologias ativas são alternativas para a articulação de dimensões diversas, centrando-se no aluno como protagonista e evocando a integração entre teoria e prática. O objetivo deste estudo foi conhecer os resultados de publicações acadêmicas sobre o uso de metodologias ativas em Cursos de Administração no período de 2014 a 2018. Trata-se de estudo qualitativo bibliométrico, com fins exploratórios, nas bases de dados digitais do Google Acadêmico, do SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Brasil. Foram analisados 36 trabalhos. Os principais resultados para os alunos foram o favorecimento do processo de aprendizagem, da autonomia e motivação, da visão crítica e criatividade, da reflexão, dos processos de colaboração, do processo de formação do sujeito e da conciliação entre teoria e prática. Para os professores representa principalmente um desafio e estímulo quanto à sua inserção e operacionalização, um ambiente propício ao debate, e possibilidade de aperfeiçoamento e aprendizagem constante. Revela-se a necessidade de intensificação de pesquisas relacionadas ao curso de Administração, e carência de um framework de pesquisa. Apesar de adotarem metodologias ativas, poucos docentes relatam suas experiências em publicações, e esse conhecimento é pouco socializado com pares e sociedade em produções científicas.