Proposta de protocolo para o condicionamento físico em crianças com paralisia cerebral
International Journal of Development Research
Proposta de protocolo para o condicionamento físico em crianças com paralisia cerebral
Received 17th January, 2022; Received in revised form 20th February, 2022; Accepted 29th March, 2022; Published online 27th April, 2022
Copyright © 2022, Isabella Nogueira Feijó. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Analisar uma proposta de protocolo para o condicionamento físico de crianças com Paralisia Cerebral. Método: Estudo quantitativo e intervencional, desenvolvido no setor de reabilitação do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), de agosto a novembro de 2021. A população foi constituída por crianças com diagnóstico de Paralisia Cerebral. A coleta foi realizada em três etapas: consulta em prontuário, avaliação física e aplicação do protocolo de condicionamento. Resultados: A amostra do estudo contou com 5 crianças, com idade média de 5,4±2,3 anos, com predominância do sexo masculino. No que se refere a FC, ocorreu uma discrepância maior entre os valores de antes e depois da 2ª avaliação em relação aos da 1ª avaliação. Em relação a PAS, PAD, SpO2 e dispneia, não foram observadas mudanças significativas. Quando avaliada a LF os valores da 2ª avaliação tiveram um aumento em relação à 1ª. Já na HF foi visto uma redução Conclusão: Conclui-se que crianças com PC possuem alterações no sistema cardiovascular e a implementação de um protocolo de condicionamento físico pode causar um efeito positivo, contudo, não foi possível observar grandes mudanças significativas, tornando-se necessário maiores investimentos em pesquisas com protocolos de condicionamento físico nesta população.