Processo de ensino em auditoria baseada em situação problema: relato de experiência

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
20301
4 pages
Research Article

Processo de ensino em auditoria baseada em situação problema: relato de experiência

Denival N. Vieira Júnior; Maria da Glória S. Ramos; Thaisa Maria de A. Gonçalves; Larissa de O. B. Caracas; Zeila R. Braz; Lays L. Alcântara; Suzy Arianne de S. e Silva; Loislayne B. Leal; Wevernilson Francisco de Deus; Ana Luiza B. Negreiros

Abstract: 

Aprendizagem Baseada em Problemas possui como objetivos aprofundar o ensinamento, proporcionar a resolução de problemas e sua melhor análise, além de propiciar o conhecimento direcionado. Para isso, é necessário que o conhecimento aprofundado seja aplicado para manejar situações reais, para ressaltar o pensamento crítico e a habilidade de resolver problemas. Diante disso, objetivou-se relatar a experiência de uma equipe frente a solução de um problema dentro de um hospital para a obtenção de selo de acreditação. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por estudantes do curso de Bacharelado em Enfermagem, na disciplina optativa de Auditoria em Enfermagem, na resolução de uma atividade proposta pelos docentes, com a temática “obtenção de selo de acreditação”. A atividade foi desenvolvida pelo método baseado em solução de problemas, e foi realizada durante o mês de setembro de 2020, de forma remota. Identificou-se que o problema da ausência do uso de EPIs pela equipe de técnicos de enfermagem está relacionado a vários fatores pessoais e institucionais, sendo eles: o profissional possuir muito tempo de atuação, levando a autoconfiança, crença pessoal por parte do profissional, material insuficiente na instituição, falta de conhecimento dos profissionais em relação aos riscos em que estão submetidos, além do desconforto causado pelo uso prolongado de EPIs. O estudo revela que a utilização de estratégias que visam a ampliação do conhecimento, acréscimo de ideias e a percepção de questões que ocorrem dentro das instituições de saúde é conveniente para a maior aprendizagem e assimilação do conteúdo dentro da disciplina. Contudo, ressalta-se a importância da utilização de métodos educativos que coloquem os estudantes enquanto protagonista a resolutividade das atividades.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.20301.10.2020
Download PDF: