Prevalência e fatores associados à depressão em idosos prevalence and factors associated with elderly depression
International Journal of Development Research
Prevalência e fatores associados à depressão em idosos prevalence and factors associated with elderly depression
Received 14th September, 2020; Received in revised form 06th October, 2020; Accepted 29th November, 2020; Published online 30th December, 2020
Copyright © 2020, Yasmin Gomes Medeiros Oliveira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivos: determinar a prevalência da depressão em idosos cadastrados em uma instituição de assistência psicossocial e os fatores associados. Métodos: Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva, quantitativa, realizada em um Centro de Atenção Psicossocial no interior da Bahia. Foram selecionados prontuários de usuários, tendo como critérios de inclusão: ter idade de 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com campos devidamente preenchidos. O instrumento utilizado para realização da pesquisa foi um formulário estruturado e os dados foram analisados através de estatística simples. Resultados: A partir da análise dos resultados foi identificado 11 idosos diagnosticados com depressão, a maioria do sexo feminino, entre 60 e 69 anos de idade. Os principais sinais indicativos identificados foram tristeza, choro e insônia e os fatores de risco que se destacaram foram o luto, as doenças e o uso constante de medicamentos. Conclusão: A prevalência de depressão em idosos está diretamente relacionada aos aspectos sociodemográficos e econômicos. É primordial a identificação dos sinais indicativos e dos fatores associados à depressão. A investigação de tal transtorno no idoso é, portanto, fundamental, pois este pode levar a redução da expectativa de vida e a degradação da qualidade de vida dos idosos.