Política nacional de atenção integral a saúde do homem: dificuldades de sua implementação

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
13
Article ID: 
26801
4 pages
Research Article

Política nacional de atenção integral a saúde do homem: dificuldades de sua implementação

Daianne Estrela Gonçalves, Brida Magalhães Teixeira Macedo, Hildinara de souza Lima; Roberta de Miranda Henriques Freire; Lívia de Albuquerque Novello, Fabíola Jundurian Bolonha; Lucas Cruz Torres and Veruscka Pedrosa Barreto

Abstract: 

Indivíduos do sexo masculino sofrem mais de condições rigorosas e crônicas de saúde em relação às mulheres e também acabam falecendo mais cedo do que elas. Desse modo, com o intuito de melhorar a inserção do homem nos serviços de saúde foi criada a política nacional de atenção integral à saúde do homem. Objetivou-se evidenciar por meio da literatura a aplicabilidade da política nacional de atenção integral à saúde do homem. Trata-se de um trabalho de revisão integrativa de literatura do tipo descritiva. Foi realizada busca em 2 plataformas eletrônicas: pubmed e bvs - lilacs. Totalizando, assim, 55 trabalhos. Após leitura dos resumos e integral dos artigos, 09 trabalhos foram selecionados, visto que abordavam a temática proposta por este trabalho. Acredita-se que a capacitação e o aumento na quantidade de profissionais possam determinar essa mudança, ao conseguir a melhoria do acolhimento a esse público, por meio de atendimento humanizado. Percebeu-se que os indivíduos são resistentes no cuidado da sua saúde devido a vergonha, sentimentos de medo e causas comportamentais. Constatando que os fatores ligados ao gênero desempenham forte influência. É de grande necessidade conhecer a política e os programas direcionados ao público masculino e realizar a capacitação ativa para os profissionais de saúde, para que esses possam conhecer e entender esse perfil, visto que o conhecimento possibilitará ações de saúde mais particulares e eficazes, fazendo assim com que haja a adaptação desses cuidado.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.26801.06.2023
Download PDF: