Plantas medicinais da renisus com potencial antiobesidade - uma revisão sistemática
International Journal of Development Research
Plantas medicinais da renisus com potencial antiobesidade - uma revisão sistemática
Received 27th September, 2021; Received in revised form 11th October, 2021; Accepted 16th November, 2021; Published online 30th December, 2021
Copyright © 2021, Juliana Jales de Hollanda Celestino et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A obesidade é considerada como um problema de saúde pública, repercutindo em altos índices de mortalidade e morbidade. Existem diversas alternativas de tratamento da obesidade, dentre elas a utilização de plantas medicinais que podem auxiliar na perda de peso, por exemplo. No Brasil, no ano de 2009 foi publicada a Relação de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde, a RENISUS, servindo como base para a investigação quanto ao seu potencial em diversas condições que afetam a saúde. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre as espécies da RENISUS que apresentam efeito sobre a redução ou perda de peso em modelos de obesidade em ensaios pré-clínicos e randomizados. Para isso, foi realizada uma busca nas bases de dados de periódicos científicos online PubMed/Medline e ScienceDirect com o nome de cada espécie e o termo obesidade, sendo considerados artigos publicados no período de 2009-2021. Evidenciou-se que 52% das espécies da RENISUS apresentam resultados na obesidade com destaque para as espécies Zingiber officinale; seguido por Punica granatum;Allium sativum; Momordica charantia; Curcuma longa eGlycine max, que apresentaram o maior número de artigos. Portanto, compreende-se que diversas espécies da RENISUS podem auxiliar no tratamento da obesidade no que tange a perda de peso.