Perfil social e de saúde de idosos institucionalizados
International Journal of Development Research
Perfil social e de saúde de idosos institucionalizados
Received 10th January, 2022 Received in revised form 03rd February, 2022 Accepted 11th March, 2022 Published online 22nd April, 2022
Copyright©2022, Vanelly de Almeida Rocha et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Identificar o perfil social e de saúde de idosos institucionalizados. Método: Pesquisa descritiva e transversal realizada entre março e junho de 2016 com 219 idosos residentes de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos do nordeste brasileiro. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e apresentados em tabelas. Resultados: Houve predomínio de mulheres, viúvos, boa escolaridade, aposentados, católicos, 1 a 59 meses de institucionalização e que recebem visitas. Quase a metade dos idosos apresentava de 3 a 4 comorbidades, dependência total e mais da metade fazia uso de 5 ou mais medicamentos e tinham um alto risco de quedas. Conclusão: Os resultados poderão contribuir para uma melhor compreensão do perfil dessa parcela populacional, que possui especificidades e necessitam de um cuidado direcionado.