Perfil epidemiológico e autonomia de idosos participantes do programa do idoso da universidade federal de pernambuco
International Journal of Development Research
Perfil epidemiológico e autonomia de idosos participantes do programa do idoso da universidade federal de pernambuco
Received 14th May 2020; Received in revised form 19th June 2020; Accepted 17th July 2020; Published online 30th August 2020
Copyright © 2020, Viviane Cristina Fonseca da Silva Jardim et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O aumento acelerado no número de idosos, requer ações urgentes voltadas à promoção de um envelhecimento saudável. Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico e grau de autonomia de mulheres idosas participantes do programa do idoso na UFPE. Método: Trata-se de um estudo exploratório do tipo corte transversal com a população composta por 104 idosas. Estas responderam ao questionário Brazil Old Age Schedule (BOAS) em entrevistas no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI). Resultados: Na maioria das idosas, verificou-se a feminização, o baixo nível de escolaridade, a viuvez como estado conjugal e a aposentadoria como principal fonte de renda. As idosas residiam com filhas e netos, os principais problemas de saúde relatados foram hipertensão e a diabete mellitus. O grau de autonomia e independência dos idosas foi considerado de ótimo a bom, uma vez que não houve relato de interferência em realizar as atividades da vida diária (AVD) pela maioria das idosas. Conclusões: Com elevado número de idosos nos próximos anos, é necessário implementar ações que visem a promoção da qualidade de vida na velhice.