Percepção de mulheres em tratamento acerca da endometriose em um hospital de referência em fortaleza
International Journal of Development Research
Percepção de mulheres em tratamento acerca da endometriose em um hospital de referência em fortaleza
Received 28th February, 2021; Received in revised form 01st March, 2021; Accepted 14th April, 2021; Published online 22nd May, 2021
Copyright © 2021, Ana Célia dos Santos et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A endometriose é uma patologia que afeta grande parte das mulheres em sua fase reprodutiva, com sintomas variados. Este estudo pretendeu compreender a percepção de mulheres em tratamento acerca da endometriose em um Hospital de referência em Fortaleza. Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em um Hospital de referência em Fortaleza, no período de outubro 2017, com seis mulheres com diagnóstico de endometriose e em tratamento, através de entrevista semiestruturada. A partir das falas das entrevistadas emergiram quatro unidades de análise: Dificuldade do diagnóstico, Sofrimento com a doença, Tratamento da Endometriose e Expectativas de vida das mulheres com endometriose. Percebeu-se que as mulheres passaram por várias limitações por causa da doença, além do convívio diário com as dores, a dificuldade de engravidar e a frustração de ter passado por procedimentos sem êxitos. Esses problemas podem afetar seu estado psicológico, qualidade de vida, realização das suas atividades diárias, lazer e a convivência com a família. Pretendeu-se, com a pesquisa, contribuir com a multiplicação das informações acerca da endometriose, especialmente a forma do cuidar prestado a essas pacientes. A partir desses relatos, foi possível pensar em estratégias de assistência à saúde no sentido de empoderar essas mulheres quanto ao seu autocuidado.