Patrimônio cultural karitiana: notas sobre o artesanato
International Journal of Development Research
Patrimônio cultural karitiana: notas sobre o artesanato
Received 02nd August, 2021; Received in revised form 19th August, 2021; Accepted 06th September, 2021; Published online 30th September, 2021
Copyright © 2021, Xênia de Castro Barbosa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os principais desafios que colocam em risco o patrimônio e a cultura do povo Karitiana na contemporaneidade (2021). Com base no Método Dialógico de Paulo Freire foram realizadas observações em campo na aldeia Central Karitiana, registros fotográficos e reuniões com lideranças indígenas, para o planejamento e oferta das atividades extensionistas concernentes ao patrimônio cultural indígena. Os resultados das pesquisas apontam que a fragilidade socioambiental prejudica seu modo de sobrevivência e sua cultura. Nesse contexto, o artesanato Karitiana encontra-se em posição ambígua, na medida em que tem alguns materiais tradicionalmente utilizados (como penas de aves e dentes de animais silvestres) vetados pela legislação ambiental vigente, e que são justamente esses os elementos que mais agregam valor a seus produtos e que mais atraem compradores. O artesanato Karitiana, além de suporte de sua memória e expressão de sua identidade, é uma das mais importantes fontes de renda desse povo indígena, apesar de ser comercializado por valor inferior ao que consideramos justo.