A participação do acompanhante na assistência àmulher no ciclo gravídico-puerperal
International Journal of Development Research
A participação do acompanhante na assistência àmulher no ciclo gravídico-puerperal
Received 17th October, 2019; Received in revised form 10th November, 2019; Accepted 27th December, 2019; Published online 29th January, 2020
Copyright © 2020, Maria Charlianne de Lima Pereira Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo desse estudo foi analisar a participação do acompanhante da mulher durante o ciclo gravídico-puerperal. Trata-se de uma pesquisa com abordagemquantitativa,executada em umamaternidade pública de Fortaleza, Ceará, Brasil, no período de fevereiro a abril de 2016. O estudo aconteceu em duas fases:a primeira foi a identificação das puérperas que tiveram parto vaginal e foram acompanhadas pelos seus cônjuges ainda no centro de parto natural e a segunda foi constituída da aplicação de questionários com perguntas objetivase aspectos sociodemográficos aos parceiros acompanhantes. Houve predomínio de homens adultos jovens (86%), com idade média de 27,3 anos, procedentes de Fortaleza (80%), em união estável (98%), não brancos (54%), com ensino médio e/ou superior (78%), autônomos (82%) e com renda entre 1 a 3 salários mínimos (80%). Em relação a preparação, 90% dos acompanhantes afirmaram ter comparecido a menos de cinco consultas, 68% não receberam informações nas consultas, mas todos ouviram falar, sendo as orientações na consulta as mais predominantes (82%). Os resultados deste estudo permitem uma maior sensibilização em relação a importância da presença do acompanhante da parturiente na assistência desde o pré-natal até o trabalho de parto e parto.