Os benefícios da mobilização precoce em crianças internadas em unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa de Literatura (ril)

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
20493
6 pages
Research Article

Os benefícios da mobilização precoce em crianças internadas em unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa de Literatura (ril)

Wesley Anderson de Souza Miranda, Denilson Silva Veras, Douglas Silva Ataide, Anne Beatriz Moreira da Silva, Aulisângela da Silva Queiroz, Isaac Figueira de Aquino, Rodrigo Silva de Lima and Tammylis Rebouças Monteiro

Abstract: 

Introdução: A mobilização precoce em crianças tem sido uma medida necessária para diminuir perdas funcionais sofridas durante a internação. Embora seja comum em adultos, mobilizar uma criança envolve estratégias diferenciadas, podendo ser este um dos motivos pelo qual sua prática é pouco desempenhada.Objetivo: Descrever os benefícios da mobilização precoce em pacientes pediátricos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura (RIL), descritivo e explicativo realizado por meio de busca nas bases de dados SciELO, PubMed e PEDro, relacionando os estudos que se enquadraram nos critérios de elegibilidade no período de 2010 a 2020. Resultados: As pesquisas demonstraram que as crianças mobilizadas tinham em média 1 a 18 anos e as atividades foram jogos de realidade virtual, cicloergômetro, deambulação e demais exercícios com foco na redução da imobilidade. Resultando em ganhos para membros superiores e inferiores, redução do período de ventilação mecânica e menor permanência na UTI. Conclusão: Por mais que seja desafiadora, é importante realizá-la pois sua prática se mostrou viável, segura e eficaz no prognóstico da criança. Isso só será possível com métodos individualizados e intervenções que atraiam o interesse da mesma. A elaboração e utilização de protocolos se torna cada vez mais necessária para que seja possível intervir de forma efetiva durante os exercícios.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.20493.12.2020
Download PDF: