O uso da realidade virtual no tratamento de transtornos de ansiedade: uma revisão integrativa
International Journal of Development Research
O uso da realidade virtual no tratamento de transtornos de ansiedade: uma revisão integrativa
Received 29th July, 2019; Received in revised form 27th August, 2019; Accepted 03rd September, 2019; Published online 16th October, 2019
Copyright © 2019, Alis Marckezan de Azevedo Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Apresentar uma revisão integrativa, sobre o uso da Realidade Virtual na técnica de exposição gradual no tratamento dos transtornos de ansiedade. Materiais e Método: Revisão Bibliográfica, do tipo Integrativa, que tem como característica a capacidade de síntese frente a vasta produção de conhecimento nas mais variadas áreas, a exemplo da saúde. A pesquisa foi realizada em quatro bases de dados: SciELO, e através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), pesquisou-se na MEDLINE, LILACS e na Index Psicologia. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionou-se 7 artigos. No que se refere aos transtornos do público alvo dos estudos, prevaleceu os categorizados como fobia específica (n=5), sendo os demais para o quadro de Transtorno de Ansiedade Social (n=2). Os resultados indicaram, que a exposição por Realidade Virtual vem obtendo resultados de igual ou positivamente superior quando comparados as outras técnicas usadas no tratamento de transtornos de ansiedade. Discussão: A Realidade Virtual pode ser particularmente útil quando usada como recurso intermediário entre a exposição por imaginação e in vivo em fobias específicas do subtipo animal ou situacional. Constatou-sea escassez de estudos brasileiros acerca da técnica nas intervenções de transtornos de ansiedade.