O treinamento muscular inspiratório em pacientes cardiopatas induzida pelo covid-19: uma avaliação da prática clínica
International Journal of Development Research
O treinamento muscular inspiratório em pacientes cardiopatas induzida pelo covid-19: uma avaliação da prática clínica
Received 18th September, 2020 Received in revised form 10th October, 2020 Accepted 21st November, 2020 Published online 30th December, 2020
Copyright © 2020, Igor Machado Pires Caires et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Em novembro de 2019 foi registrado o primeiro caso da infecção pela corona vírus, em Wuhan, na China. Como consequência da COVID-19, além de problemas respiratórios, também apresentam doenças cardiovasculares, como miocardite e arritmias graves, propícia à resposta imunológica exacerbada, hipoxemia grave decorrente da lesão pulmonar ou lesão viral direta aos cardiomiócitos. Assim, existe uma necessidade do treinamento muscular inspiratórioque é um tipo de terapêutica eminente para o ganho da pressão inspiratória máxima. Os estudos sobre esse assunto são necessários para compreendermos mais sobre os diversos problemas causados pelo COVID-19 e esclarecer dúvidas em relação a prática clínica.Trata-se de um estudo de caráter descritivo de abordagem quantitativa e delineamento transversal. A análise foi realizada com 15 profissionais fisioterapeutas atuantes em meio hospitalar no período da pandemia pelo COVID- 19. Com o auxílio da tabela 1 que é composta por dados sócio demográficos, a tabela 2 composta por dados e estratégias utilizadas, tabela 3 com dados da manovacuometria e tabela 4 com dados do treinamento muscular inspiratório, foi observado que o uso do treinamento muscular inspiratório é utilizado para a mobilização precoce, com o uso de carga linear e tendo como estratégia mais utilizada a avaliação Pimax e Pemax.