O dever de informação na escola como prevenção à violência ética de gênero no instituto federal do maranhão
International Journal of Development Research
O dever de informação na escola como prevenção à violência ética de gênero no instituto federal do maranhão
Received 03rd January, 2022; Received in revised form 16th February, 2022; Accepted 23rd March, 2022; Published online 30th April, 2022
Copyright©2022, Angela Bárbara Lima Saldanha Rêgo and Cristiane Navarrete Tolomei. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este artigo investiga o dever de informação na escola no contexto da política de prevenção ao assédio sexual no Instituto Federal do Maranhão. A abordagem, instrumentalizada por meio de análise documental de fontes jurídicas conjugada à revisão crítica de literatura, está dividida em dois tomos: no primeiro, situa-se a violência de gênero na escola pública como violência ética, que demanda do Estado-nação uma ação enérgica e eficaz; no segundo, destaca-se o dever de informação como ferramenta à prevenção da violência de gênero. Conclui-se que a construção do ambiente educacional seguro decorre do incremento da política de informação como base de uma educação libertária e cidadã.