O conhecimento de mulheres ribeirinhas em idade fértil sobre o papiloma vírus humano antes e após ação educativa
International Journal of Development Research
O conhecimento de mulheres ribeirinhas em idade fértil sobre o papiloma vírus humano antes e após ação educativa
Received 20th September, 2021; Received in revised form 07th October, 2021; Accepted 21st November, 2021; Published online 30th December, 2021
Copyright © 2021, Josilândia do Nascimento Ferreira. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: evidenciar o conhecimento de mulheres ribeirinhas sobre o Papiloma Vírus Humano antes e após implementação de ação educativa e aplicabilidade da tecnologia educativa. Método: estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa e de pesquisa-ação, de realizado na Unidade Básica de Saúde do Combú, localizada na Ilha do Combú, na Cidade de Belém, no Estado do Pará, com mulheres ribeirinhas, moradoras da Ilha, em idade entre 18 e 49 anos. A análise dos dados foi feita pela da técnica de Bardin. Resultados: a amostra da análise caracteriza o perfil das mulheres e agrupamento das respostas obtidas nos questionários, antes e após ação educativa, mostrando o ganho de conhecimento dessas mulheres. Conclusão: evidenciou-se através deste estudo que estratégias de ação educativa adequadas contribuíram no conhecimento obtido sobre o Papiloma Vírus Humano, envolvendo a população feminina local a buscar se adaptar a comportamentos preventivos a patologia e às mudanças de hábitos que geram riscos, condutas necessárias para alcançar melhores condições de saúde e este trabalho vem compor relevância com a temática junto à comunidade científica, acadêmica e à sociedade e em geral.