O conhecimento de mulheres em idade fértil com diabetes sobre os possíveis riscos maternos e fetais

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19693
6 pages
Research Article

O conhecimento de mulheres em idade fértil com diabetes sobre os possíveis riscos maternos e fetais

Roseane Solon de Souza Oliveira, Viviane Cordeiro de Queiroz, Alexsandra de Luna Freire Holanda, Viviane Michele da Silva, Neirilanny da Silva Pereira, Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro and Eva Porto Bezerra

Abstract: 

Objetivou-se averiguar o conhecimento de mulheres com diabetes que desejam engravidar, sobre os possíveis riscos maternos e fetais associados ao diabetes mellitus descompensado. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, que foi realizada em uma unidade de saúde da família em município do nordeste brasileiro, com 10 mulheres. Os resultados apontaram para um percentual de 100% das entrevistadas serem portadoras de diabetes tipo 2. A faixa etária se fixou dos 36 a 45 anos 80%, sendo dos 26 aos 35 anos, correspondente a 20%. Em relação a escolaridade, 80% estudaram até o ensino fundamental, 10% ensino médio, e 10% com ensino superior. Os discursos mostraram que ainda há pouca informação no que concerne aos riscos maternos fetais no decorrer de uma gestação com diabetes. Logo, apresentam dúvidas em relação à complexidade da doença, uma vez que não valorizam as orientações repassadas pelos profissionais. Em relação ao controle glicêmico, o discurso encontra-se em consonância com a literatura pertinente. Conclui-se a necessidade de conhecimento dos profissionais de saúde que atuam nesta área sobre as especificidades dos cuidados pré-concepcionais em mulheres portadoras de diabetes mellitus, dos riscos maternos e fetais e das estratégias utilizadas por esses profissionais para informar as usuárias.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19693.08.2020
Download PDF: