Os benefícios da dupla tarefa na marcha do paciente com doença de parkinson: uma revisão integrativa
International Journal of Development Research
Os benefícios da dupla tarefa na marcha do paciente com doença de parkinson: uma revisão integrativa
Received 21st August, 2021; Received in revised form 11th September, 2021; Accepted 03rd October, 2021; Published online 23rd November, 2021
Copyright © 2021, Sergio Santana Rocha Filho et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: Parkinson é uma doença neurodegenerativa progressiva, com os sintomas: tremor de repouso, bradicinesia, hipertonia plástica e instabilidade postural, afetando indivíduos com mais de 60 anos, afetando mais homens do que mulheres. Objetivo: analisar os benefícios de exercícios de dupla tarefa na marcha de paciente com doença de Parkinson. Materiais e Métodos: Esse estudo se caracteriza como uma revisão integrativa, com busca literária realizada nas plataformas SciELO, PubMed, PEDro, Lilacs, de trabalhos publicados entre os anos 2015 e 2021, após serem incluídos e excluídos trabalhos de acordo com os critérios abordados, sete desenvolveram os resultados. Resultados: ao associar a marcha e a dupla tarefa, percebe-se um aumento na velocidade e comprimento da passada, além de diminuir o tempo de apoio duplo, ocasionado uma melhor estabilidade corporal em pessoas com Parkinson. Conclusão: Em suma, fica claro que, ao realizar a dupla tarefa para com os pacientes que possuem Doença de Parkinson, há uma exponencial melhoria nos déficits resultantes da patologia, fazendo com que o paciente tenha uma menor perda de função ocasionada pela doença.