Síndrome de burnout em profissionais de enfermagem durante a pandemia da covid-19 na região do norte de Minas/Brasil
International Journal of Development Research
Síndrome de burnout em profissionais de enfermagem durante a pandemia da covid-19 na região do norte de Minas/Brasil
Received 18th August, 2021; Received in revised form 20th September, 2021; Accepted 08th October, 2021; Published online 30th October, 2021
Copyright © 2021, Ana Paula Mendes Rodrigues et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Descrever a prevalência da síndrome de Burnout e o perfil dos profissionais de enfermagem que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal e descritivo. A população do presente estudo foi composta por 66 profissionais da área de enfermagem de cidades do Norte de Minas Gerais/Brasil. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários em formato de documentos do Google, disponibilizados através de redes sociais. Para a análise dos dados utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) versão 24.0. Realizou-se análise bivariada com frequência absoluta, relativa, média e desvio padrão dos dados. Obteve-se aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa de número 4.605.917. Resultados: Observou-se predominância do sexo feminino (87,9%), enfermeiros (65,2%), carga horária semanal igual ou superior à40h (78,8%) e (47%) atuam na área hospitalar. Todos os participantes apresentaram algum indicativo da Síndrome de Burnout, sendo mais prevalentes a fase inicial (45,5%) e a instalação (33,3%) da síndrome. Conclusão: Esses resultados reforçam a necessidade de estudos relacionados à síndrome de Burnout em profissionais de saúde, além de apoio institucional e psicológico aos profissionais, principalmente no período pandêmico.