O ensino da reanimação cardiopulmonar mediante aprendizagem baseada em equipes: relato de experiência
International Journal of Development Research
O ensino da reanimação cardiopulmonar mediante aprendizagem baseada em equipes: relato de experiência
Received 20th May, 2021; Received in revised form 04th June, 2021; Accepted 18th July, 2021; Published online 29th August, 2021
Copyright © 2021, Leandro Januário de Lima et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: relatar a experiência do ensino da Reanimação Cardiopulmonar mediante aprendizagem baseada em equipes. Método: Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, que pautou o ensino da reanimação cardíaca mediante 03 etapas: preparação individual (pré-classe); garantia de preparo (readiness assurance test) e avaliação de conceitos. Participaram do estudo 30 alunos do curso técnico em enfermagem que foram divididos em 06 grupos. O conteúdo educacional para instrução pautou-se nas diretrizes e no Protocolo de reanimação da American Heart Association. Resultados: Sobre a preparação, constatou-se que todos os 30 alunos leram o material fornecido. Na garantia de preparo, identificou-se que havia dúvidas relacionadas ao número de compressão em adultos vítimas de parada cardíaca. Na aplicação de conceitos, constatou-se que os alunos tinham limitações para gerenciar o time de atendimento e eram reticentes na definição do líder. Os estudantes afirmaram que a estratégia de ensino demandou maior dedicação por parte dos discentes que, antes, “recebiam” informações como se fossem “banco de dados” e com este novo método, “se tornaram mais ativos no processo de aprendizagem”. Considerações finais: A aprendizagem baseada em equipes pode ser um recurso eficaz no ensino da RCP para alunos do ensino técnico em enfermagem.