Importância do acompanhamento a longo prazo em paciente com querubismo
International Journal of Development Research
Importância do acompanhamento a longo prazo em paciente com querubismo
Received 10th April, 2021; Received in revised form 28th May, 2021; Accepted 12th June, 2021; Published online 25th July, 2021
Copyright © 2021, Ana Luisa Pereira Rocha et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: O Querubismo é uma displasia fibro-óssea benigna, que acomete a maxila e mandíbula. Causando simetria bilateral, raramente acompanhada de sintomatologias, com curso e tempo de movimentação óssea e dentária variada e individual, dependendo da história familiar e clínica. Objetivo: Revisar a literatura sobre a importância do acompanhamento a longo prazo com pacientes com diagnóstico de querubismo e relatar um caso clínico dessa patologia para exemplificar, enfatizando os aspectos clínicos, história familiar e exames complementares. Descrição do caso: Uma jovem sem histórico familiar, com lesões osteolíticas e insuflantes, nos ramos, ângulos e corpo da mandíbula demonstrados nos exames complementares. Ao exame clínico apresentou-se má oclusão dentária, alteração na visão e assimetria dos globos oculares, ausência de elementos dentários. A mesma iniciou o seu acompanhamento clínico aos 02 anos de idades e continua em tratamento e controle clínico desta lesão, totalizando 22 anos de caso clínico. O tratamento proposto foi o acompanhamento odontológico para observação da lesão, bem como posterior tratamento cirúrgico, protético e ortodôntico. Conclusão: Com o presente artigo concluímos que o embora a presente patologia tem relatos descritos a muitas décadas, a literatura ainda é escassa, principalmente no que se refere a importância do controle prolongado, que notamos ser imprescindível sua proservação multidisciplinar.