Vacina contra Covid-19: levantamento sobre o conhecimento e adesão entre a população Brasileira
International Journal of Development Research
Vacina contra Covid-19: levantamento sobre o conhecimento e adesão entre a população Brasileira
Received 28th August, 2020; Received in revised form 15th September, 2020; Accepted 06th October, 2020; Published online 30th November, 2020
Copyright © 2020, Priscila Moraes Henrique Paiva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Desde o surgimento da COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 no final de 2019, houve uma intensa mobilização da comunidade científica na busca de conhecimento acerca do vírus e sobretudo para o desenvolvimento de vacina, considerada como estratégia para possibilitar o retorno aos padrões anteriores de trabalho, escolaridade e socialização tão comprometidos pela pandemia. Apesar de todos esses esforços, o Brasil vive atualmente um momento de crise política e social, associado a uma onda de ceticismo na ciência e disseminação de fake newsque acabam por gerar desconfiança e instabilidade na população. Portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre o conhecimento e adesão da população a respeito da vacina contra o COVID-19. Essa enquete foi realizada via googleforms direcionada ao público com idade superior a 18 anos disponibilizada em redes sociais no período de setembro a outubro de 2020. Participaram da pesquisa 784 brasileiros com idade média de 29,53 anos (dp = 8,92). Destes, aproximadamente 82% afirmaram não possuir ou apresentar pouco conhecimento sobre composição das vacinas e seu mecanismo de ação, 76,6% (598) disseram que realizariam a imunização assim que a vacina fosse aprovada e os 186 entrevistados (23,4%) afirmaram que não ou talvez, sendo que o motivo mais mencionado para isso foi a insegurança com a qualidade e eficiência da vacina. Em uma escala de 0 a 10 sobre a expectativa acerca da vacina obteve-se uma média de 7,4 (dp = 2,33). Assim, além de todo empenho da ciência, é preciso que a população confie em sua austeridade para que todo esse trabalho seja aproveitado de forma mais eficiente possível.