Ogoogle drivena perspectiva da educação bilíngue e inclusiva
International Journal of Development Research
Ogoogle drivena perspectiva da educação bilíngue e inclusiva
Received 17th May 2020; Received in revised form 28th June 2020; Accepted 11th July 2020; Published online 30th August 2020
Copyright © 2020, Naysa Christine Serra Silva and Thelma Helena Costa Chahini. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Resumo: A educação de surdos não é uma novidade no Brasil. Porém, a perspectiva bilíngue é bem recente e ainda está sendo avaliada/reavaliada e muitos professores ainda estão se adaptando a essa nova concepção de educação. Nesse contexto, as tecnologias digitaispermeiam o cenário escolar como recursos didáticos a serem utilizados no processo ensino-aprendizagem. Nessa conjuntura, o Google Drive se apresenta como elemento agregador que viabiliza aos docentes novas metodologias para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua aosdiscentes surdos. Assim, o presente estudo tevepor objetivo conhecer como docentesde uma escola da rede pública de ensino de São Luís/MA, que ministram aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, compreendem a relevância da plataforma para a efetivação da inclusão por meio das aulas de Português nas salas regulares. Os participantes foram oito docentes que possuíam, no mínimo, um discente surdo em sala de aula. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Para o embasamento teórico, autores como Antunes (2009), Tavares (2011), Santiago e Santos (2014), dentre outros, foram considerados. Os resultados revelaram que todos os participantes desconheciam a plataforma Google Drive, o que indica uma formação, inicial e continuada, fragilizada na área de informática; porém, os participantes compreendem que as tecnologias digitais são necessárias e podem auxiliar na inclusão do aluno surdo, possibilitando a aprendizagem da Língua Portuguesa na modalidade escrita.