Violência no contexto escolar e as perspectivas de enfrentamento: por umaatuação intersetorial na saúde escolar
International Journal of Development Research
Violência no contexto escolar e as perspectivas de enfrentamento: por umaatuação intersetorial na saúde escolar
Received 17th April, 2020; Received in revised form 26th May, 2020; Accepted 08th June, 2020; Published online 30th July, 2020
Copyright © 2020, Vita Guimarães Mongiovi et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este estudo objetivou analisar a percepção de gestores e docentes sobre violência no contexto escolar e as perspectivas de enfrentamento. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e analítica desenvolvida numa escola pública de referência em Ensino Médio. Os dados foram coletados por 10 entrevistas semiestruturadas com gestores e docentes e analisados pela Análise de Conteúdo de Bardin. A análise resultou em 4 categorias: Violência no contexto familiar e comunitário, Violências no cotidiano escolar, Papel da escola no enfrentamento à violência, A importância da formação cidadã. A violência na escola foi afirmada como advinda do contexto familiar e comunitário, reproduzida na escola de natureza física e psicológica, e de caráter simbólico mediante bullying. À escola atribuiu-se o papel de enfrentamento à violência com atuação educativa processual, crítica e dialógica. A parceria intersetorial com a área da saúde pode contribuir para a formação integral e cidadã de crianças e adolescentes.