Quality of life women living with HIV/AIDS in Brazil
International Journal of Development Research
Quality of life women living with HIV/AIDS in Brazil
Received 17th August, 2019; Received in revised form 21st September, 2019; Accepted 08th October, 2019; Published online 30th November, 2019
Copyright © 2019, Emanuel Adenilton Teixeira Barbosa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Identificar na literatura as evidências disponíveis sobre a qualidade de vida das mulheres vivendo com HIV/aids no Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com buscas de artigos nas bases de dados BVS, LILACS, SciELO e PubMed. Os critérios de inclusão foram estudos publicados na íntegra entre os anos de 2008 a 2018, nos idiomas inglês, português ou espanhol. Descartaram-se os artigos duplicados, monografia, dissertação, tese, capítulos de livros e outras revisões. Resultados: A amostra foi composta por seis artigos, agrupando-os através das variáveis: autores, título, delineamento, ano, periódico/Qualis Capes, objetivo, resultados e nível de evidência. Observou-se que a percepção da qualidade de vida relaciona-se a aspectos biopsicossociais, influenciada por fatores socioeconômicos. Conclusão: Os achados refletem a complexidade do significado de qualidade de vida no contexto de mulheres que vivem com o HIV/aids. Relacionando-se a elementos da vida cotidiana, incluindo aspectos biológicos como a manutenção da vida, sociais como o apoio do núcleo familiar e de amigos, bem como, psicológicos relacionados a maneira de conviver com a infecção e as consequências associadas aos sintomas, métodos terapêuticos e representações sociais.