Incidência de óbitos em idosos notificados pelo sistema de notificação sobre mortalidade (sim): um estudo transversal
International Journal of Development Research
Incidência de óbitos em idosos notificados pelo sistema de notificação sobre mortalidade (sim): um estudo transversal
Received 03rd April, 2019; Received in revised form 07th May, 2019; Accepted 19th June, 2019; Published online 28th July, 2019
Copyright © 2019, Andressa Novaes Moura et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O envelhecimento populacional brasileiro teve início na década de 60 e se constitui de um processo resultante de fatores. Com isso, o aumento da expectativa de vida Brasileira trouxe um significativo desenvolvimento de enfermidades. Objetivo Geral: Descrever os óbitos por causas externas ocorridos em idosos no município do interior da Bahia, no período de 2014 a 2016. Objetivos específicos: Verificar o perfil sociodemográfico desses idosos, descrever principais causas que levam os idosos a óbito no município do interior da Bahia, discutir possíveis meios de prevenção que visem à redução dessas causas através da literatura. Métodos:Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva e analítica, com delineamento transversal e abordagem quantitativa cujos dados foram obtidos por meio de consulta a base de dados (Sistema de Informação sobre Mortalidade), disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. A coleta de dados foi realizada com um roteiro que buscou informações a respeito de sexo e a faixa etária, constituído por dados referentes aos óbitos de pessoas idosas no município de Vitória da Conquista/BA, entre os anos de 2014 e 2016. Com isso concluiu-se que após a consulta e levantamento realizados no SIM foi constatado um total de 1.450 casos de óbitos notificados, e isso alerta para buscar meios de divulgação que possam contribuir para elaboração de estratégias de políticas públicas em prol de prevenção e diminuição de óbitos por causas evitáveis além de contribuir para futuras pesquisas da área da saúde sobre a temática.