Febre amarela: Contribuições a partir de uma revisão integrativa da literatura
International Journal of Development Research
Febre amarela: Contribuições a partir de uma revisão integrativa da literatura
Received 20th April, 2019; Received in revised form 13th May, 2019; Accepted 02nd June, 2019; Published online 28th July, 2019
Copyright © 2019, Felipe Natan V. Ferreira. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A febre amarela é uma doença infecciosa, endêmica nas florestas tropicais daAmérica Latina e África, capaz de causar surtos ou epidemias com impacto na saúde pública. A doença é causada por vírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, transmitida pela picada de insetos hematófagos da família Culicidae, gênero Haemagogus e Aedes. O objetivo do estudoé descrever as evidencias cientificas sobre a situação epidemiológica da febre amarela no Brasil, conforme as publicações científicas no período de 2012 a 2017. Esta pesquisa se configurou como uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), um estudo de caráter descritivo. A amostra de estudos foi selecionada a partir de publicações indexadas nas bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e BDENF (Base de Dados em Enfermagem). Foram selecionados 19 estudos, que compuseram a análise e discussão do estudo final. A partir dos resultados foi possível evidenciar que o sucesso no controle da febre amarela antes do advento da vacina dependeram, sobretudo, do controle do vetor A. aegypti. Ficou evidenciado também que a enfermagem necessita cada vez mais orientar apopulação, fazendo uso da educação continuada, destacando a Sistematização de Assistência de Enfermagem.