Efeito da temperatura na germinação de sementes de meloeiro (Cucumis Melo L.) da agricultura tradicional
International Journal of Development Research
Efeito da temperatura na germinação de sementes de meloeiro (Cucumis Melo L.) da agricultura tradicional
Received 08th August, 2022; Received in revised form 26th September, 2022; Accepted 29th September, 2022; Published online 30th October, 2022
Copyright © 2022, Teonis Batista da Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Dentre os fatores ambientais que influenciam a germinação do melão destaca-se a temperatura, uma vez que ela afeta a velocidade e a porcentagem de germinação e os processos de hidratação e mobilização de reservas. Este trabalho teve por objetivo avaliar a influência da temperatura sobre a porcentagem de germinação, o índice de velocidade de germinação e o tempo médio de germinação de sementes de meloeiro. O experimento foi realizado no laboratório de Biologia Vegetal do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Zona Rural. O teste de germinação, percentagem e índice de velocidade de germinação foi realizado nas temperaturas: 25°C e 30°C, utilizando 200 sementes, para cada tratamento. As sementes foram dispostas em caixas gerbox, sobre papel Germitest® umedecido com água destilada e adicionada em câmara de germinação tipo BOD. As observações foram diárias até cessar a germinação. A maior percentagem de germinação ocorreu à 25ºC (48%), seguida pela temperatura de 30°C com (28,5%). O índice de velocidade de germinação não apresentou diferenças entre as temperaturas. O período médio de germinação foi de 4,92 dias para temperatura de 25°C e 5,10 dias para 30°C. Conclui-se que as sementes apresentaram desempenho germinativo melhor quando submetidas à 25ºC.