Concepções e utilização da metodologia da problematização como ferramenta de ensino aprendizagem
International Journal of Development Research
Concepções e utilização da metodologia da problematização como ferramenta de ensino aprendizagem
Received 20th January, 2022; Received in revised form 23rd February, 2022; Accepted 26th March, 2022; Published online 30th April, 2022
Copyright © 2022, Ana Cláudia Martins e Martins and Roberta de Oliveira Corrêa. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Esta pesquisa teve como objeto de investigação a metodologia da problematização como prática pedagógica de professores e alunos do curso de terapia ocupacional da Universidade do Estado do Pará.Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa do tipo estudo de caso que objetiva analisar as concepções e a utilização da metodologia da problematização como ferramenta de ensino aprendizagem. O eixo teórico da pesquisa foi construído a partir da contextualização dos paradigmas da educação e da metodologia da problematização. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se questionário entre os alunos e entrevistas com os professores. A investigação envolveu 23 alunos do 2º ano do curso de terapia ocupacional e 07 professores que utilizaram a metodologia da problematização. A análise dos resultados envolveu a categorização, inferência, descrição e interpretação. Sendo aplicados métodos estatísticos descritivos e inferenciais através de métodos paramétricos e não-paramétricos. O teste Qui-quadrado foi aplicado para determinar a tendência das variáveis qualitativas. As variáveis quantitativas foram avaliadas pelo teste de normalidade de Shapiro-Wilk. Os resultados revelaram dificuldadesdos professores e alunos na aplicação da metodologia da problematização, confirmando a hipótese de estudo que as concepções dos professores influenciaram a aplicação da metodologia dos discentes.