Antígeno prostático específico na detecção precoce do câncer de próstata em comunidades quilombolas
International Journal of Development Research
Antígeno prostático específico na detecção precoce do câncer de próstata em comunidades quilombolas
Received 10th January, 2022 Received in revised form 16th February, 2022 Accepted 29th March, 2022 Published online 22nd April, 2022
Copyright©2022, Ediney Rodrigues Leal et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Homens negros apresentam 3% a mais de chance de desenvolver câncer de próstata, sendo importante seu diagnóstico precoce para obtenção de cura dessa população. A dosagem do Antígeno Prostático Específico é o marcador tumoral padrão ouro para essa doença. A pesquisa objetivou verificar a incidência dos níveis elevados de PSA e correlacionar com a ocorrência do câncer de próstata. O estudo analisou os níveis séricos de PSA total e relação do PSA livre/total em 39 homens a partir de 45 anos de idade de três comunidades quilombolas, localizadas no Estado do Piauí. Além do levantamento demográfico aplicou-se um questionário contendo perguntas relacionadas aos hábitos de vida, condições de saúde e sintomatologia do câncer prostático, e a coleta sanguínea de 10 ml para dosagem sérica do PSA. O estudo permitiu verificar que 43,59% relataram histórico familiar de câncer prostático, 7,69% participantes apresentaram PSA total e/ou relação PSA livre/total alterado, sendo um diagnosticado com Hiperplasia Prostática Benigna e o outro com adenocarcinoma. O trabalho considerou enfatizar a importância da prevenção, rastreio e detecção precoce do CP, e a dosagem de PSA como útil na detecção de neoplasia, outros problemas prostáticos e urinários, para realização de tratamento específico em homens quilombolas.