A natureza racional das normas trabalhistas e a calculabilidade do dano moral
International Journal of Development Research
A natureza racional das normas trabalhistas e a calculabilidade do dano moral
Received 04th January, 2022; Received in revised form 19th January, 2022; Accepted 20th February, 2022; Published online 19th March, 2022
Copyright © 2022, Paulo José Libardoni and Gilberto Sturmer. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O presente estudo busca analisar com base na sociologia compreensiva o papel do Estado, do Direito e os particularismos do direito do trabalho. O Estado moderno burocrático tem o papel, a partir do direito racional, formal (estatuto), de regular o fato jurídico trabalho a partir do início do século XX no Brasil. A economia capitalista exige a precificação do uso do insumo humano (força de trabalho) quando os indivíduos ingressam nestas relações. Para a sociologia compreensiva é papel do Estado a construção da ordem jurídica racional e calculável em prol ao funcionamento da ordem econômica capitalista. A pesquisa é construída a partir da análise teórica, normativa e bibliográfica (legal, doutrinária e jurisprudencial) conectados ao método indutivo, com abordagem exploratória e explicativa. Por fim, o enunciado do artigo 223-G §1º incisos I a IV normado pela Lei nº 13.467/2017 é a manifestação jurídica racional dos particularismosdas normas trabalhistas.