Discutindo a formação do instrutor de trânsito: educação e desenvolvimento local
International Journal of Development Research
Discutindo a formação do instrutor de trânsito: educação e desenvolvimento local
Received 09th January, 2022; Received in revised form 20th January, 2022; Accepted 11th February, 2022; Published online 28th February, 2022
Copyright © 2022, Weliton Pereira de Aquino and Alexandra Nascimento. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O presente artigo teve como objetivo analisar a formação dos instrutores de trânsito no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizada pesquisa documental e análise temática de conteúdo. Foi avaliado o “curso de instrutor de trânsito” definido na “Estrutura Curricular Básica para o curso para formação de instrutores de trânsito definida pela Resolução 789 de 2020 do Contran, que dispõe sobre as “diretrizes, disposições gerais e estrutura curricular básica dos cursos para formação de recursos humanos para atuar no processo de formação de condutores”. Verificou-se que a formação “Curso de Instrutor de Trânsito” não inclui, no processo ensino-aprendizagem, questões importantes relativas às práticas pedagógicas, o que pode ocasionar limitações ou a não efetividade no exercício da profissão. Desse modo, o estudo revelou uma lacuna existente entre as possibilidades de atuação profissional e a formação necessária para que o instrutor de trânsito exerça sua função.