Dimensão biopsicossocial na perspectiva de mulheres acometidas de câncer de mama em tempos de pandemia da covid-19
International Journal of Development Research
Dimensão biopsicossocial na perspectiva de mulheres acometidas de câncer de mama em tempos de pandemia da covid-19
Received 10th December, 2021; Received in revised form 09th January, 2022; Accepted 14th January, 2022; Published online 26th February, 2022
Copyright © 2022, Ana Paula Alonso Reis Mairink et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: O câncer de mama acarreta inúmeros prejuízos que vão além da esfera biológica, influenciando também nas esferas psicológica e social. Objetivo: Analisar aspectos da vivência das dimensões biológica, psicológica e social de mulheres com diagnóstico de câncer de mama durante o período de pandemia da COVID-19. Método: Estudo que utilizou a Teoria de OREM como referencial teórico, e a análise de conteúdo de Bardin, como metodológico. Foram entrevistadas 13 mulheres com diagnóstico de câncer de mama tendo a pergunta norteadora: “Fale-me sobre como foi a sua reação frente ao diagnóstico de câncer de mama no período da pandemia”. Resultados: Dessa análise emergiram as categorias: Descobertado câncer de mama; O câncer de mama e suas repercussões psicológicas; A rede de apoio no câncer de mama em tempos de pandemia da COVID-19. Conclusão: Incentiva-se a educação em saúde para as mulheres sobre o câncer de mama, mas também sobre os cuidados que devem ocorrer em períodos de pandemia para evitar a contaminação. O estímulo de ficar em casa, principalmente durante a quimioterapia e o uso de meios digitais para o contato social ou para a realização de exercícios físicos devem ser apoiados pela equipe de saúde.