Produtividade da polícia civil do estado de são paulo: uma análise
International Journal of Development Research
Produtividade da polícia civil do estado de são paulo: uma análise
Received 03rd December, 2021; Received in revised form 16th January, 2022; Accepted 11th January, 2022; Published online 26th February, 2022
Copyright © 2022, Hugo Gava Insua et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Constitucionalmente, a Polícia Civil - SP cumpre a função de Polícia Judiciária, é parte da Administração Pública do Estado de São Paulo e integrante da estrutura da Secretaria da Segurança Pública. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) divulga periodicamente dados de 14 modalidades criminais dos 645 municípios do Estado além de dados da produtividade policial. Para este trabalho foram coletados os dados divulgados de produtividade inerentes, exclusivamente, aos atos de Polícia Judiciária como, o total de flagrantes lavrados, o total de pessoas presas e apreendidas por mandado e Inquéritos Policiais instaurados. Estes dados servirão de base para estabelecer relação entre a efetividade desses atos no declínio da cifra negra. Para isso, propôs-se o uso dos conceitos da Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial E(LPA) no apoio da tomada de decisão. O estudo da LPApermite melhores análises conceituais nesse trabalho, visto que ela admite outros resultados além do Verdadeiro e Falso da Lógica Aristotélica. Neste sentido, desenvolveu-se um questionário que foi aplicado aos agentes de segurança pública e com o uso da LPA, analisou-se as respostas obtidas permitindo o entendimento do quanto os atos de Polícia Judiciária, anteriormente elencados, influenciam na taxa de cifra negra.