Preditores da mortalidade de pacientes idosos com covid-19: um estudo caso controle
International Journal of Development Research
Preditores da mortalidade de pacientes idosos com covid-19: um estudo caso controle
Received 20th December, 2021; Received in revised form 04th January, 2022; Accepted 16th January, 2022; Published online 26th February, 2022
Copyright © 2022, Nataly Annes e Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A pandemia de COVID-19 vem se apresentando como um grande problema de saúde pública, com número de óbitos ainda elevado, sendo necessário mais esclarecimentos acerca dos fatores de risco para desfechos negativos. O objetivo foi analisar os fatores preditivos do óbito em idosos hospitalizados, com doença neurológica ou cardiológica em concomitância com a COVID-19. Trata-se de um estudo retrospectivo, caso-controle não pareado, realizado em unidade hospitalar da rede pública de saúde do Estado de Pernambuco. A variável dependente correspondeu ao óbito e as independentes incluíram: dados sociodemográficos, clínicos e bioquímicos. Foram incluídos prontuários de pacientes idosos, de ambos os sexos, com COVID-19 confirmado e desfecho da hospitalização sendo óbito (caso) ou não óbito (controle). Foram analisados 259 prontuários, nos quais prevaleceram idosos do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 69 anos, cor preta/parda e sem companheiro. A prevalência de óbito da população foi de 24,7%. Identificamos como fatores de risco para o óbito a cor da pele, o rebaixamento do nível de consciência e a evolução para SRAG. Estes determinantes poderão ser utilizados tanto para a estratificação de risco dos pacientes, como também para prognóstico e prevenção de desfechos clínicos negativos.