Comportamento de risco em acadêmicos de medicina em uma instituição de ensino superior privada
International Journal of Development Research
Comportamento de risco em acadêmicos de medicina em uma instituição de ensino superior privada
Received 20th September, 2021; Received in revised form 27th October, 2021; Accepted 09th November, 2021; Published online 30th December, 2021
Copyright © 2021, Thayná de Alencar Bernardo et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Comportamentos de riscos são ações prejudicam à saúde daqueles que as praticam, sendo os universitários um grupo de exposição. As ações de riscos são o uso de drogas e álcool, a alimentação, o exercício físico e a vida sexual. Por isso, a interpretação de comportamentos assumidos na graduação é determinante para intervenções preventivas. O estudo avaliou o comportamento de risco de graduandos em medicina de uma instituição de ensino do estado de Alagoas. Tratou-se de um estudo quantitativo, transversal e epidemiológico desenvolvido entre 2020-2021, com acadêmicos de Medicina. A amostra foi composta por 275 alunos e o instrumento de coleta foi um questionário traduzido e validado para uso em português, virtual, com 24 questões. Os dados foram tabulados no Excel e analisados no Bioestat® 5.3.A amostra final foi de 98 alunos do ciclo básico, 117 do ciclo clínico e 60 do internato. Relacionado ao consumo de álcool, 95 alunos ingeriram pelo menos um tipo de bebida. Sobre o comportamento sexual, 154 tiveram um parceiro no último ano, seguido de 77 com dois ou mais parceiros. Observou-se que o comportamento dos estudantes variou ao longo do curso da graduação, com o aparecimento de riscos comportamentais predominantemente no ciclo clínico.