Escola: meio de transformação social, lugar de projetar sonhos ou instrumento de reprodução das desigualdades sociais?
International Journal of Development Research
Escola: meio de transformação social, lugar de projetar sonhos ou instrumento de reprodução das desigualdades sociais?
Received 10th September, 2021; Received in revised form 19th October, 2021; Accepted 24th November, 2021; Published online 28th December, 2021
Copyright © 2021, Elisangela André da Silva Costa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A problematização dos processos de formação desenvolvidos no âmbito das instituições escolares cearenses permite desvelar as diferentes faces da accountability educacional e o modo como afetam o ensino-aprendizagem, imprimindo no mesmo, marcas como regulação, responsabilização, padronização e meritocracia, inclinados ao tecnicismo e ao neoliberalismo. O presente estudo objetiva investigar, a partir das concepções e práticas dos docentes, os desafios vividos pela escola pública cearense para materializar uma formação humana e crítica junto aos estudantes do ensino médio. Metodologicamente a pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa, de natureza exploratória descritiva. A aproximação com a realidade se deu através da aplicação de questionários semiestruturados, via googleforms, junto a docentes que atuam em escolas de ensino médio com diferentes tipologias de ensino. Os dados produzidos foram analisados com base nos contributos de Freire (1986, 1987, 1992, 1996, 1997) e Libâneo (2004, 2011). Os resultados apontam que apesar da emergência de modelos padronizados de ensino, a instituição educacional pública cearense ainda é um local de transformação social, alimentada por compromissos políticos e pedagógicos que têm nos professores uma importante referência.