Motivos que desencadeiam o desmame precoce: revisão de literatura

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
22664
4 pages
Research Article

Motivos que desencadeiam o desmame precoce: revisão de literatura

Nathália S. Alves, Jheniffer C. G. Borges, Mariana M. Bortolon, Gabriela A. Sapateiro, Tatiane M. Marques, Tauane L. Pinto and Daniella R. Leite

Abstract: 

A amamentação é um passo essencial para a saúde da mulher e do bebê, criando um vínculo entre mãe-filho, o aleitamento materno exclusivo (AME) é preconizado até os seis meses de idade e a amamentação complementar até os dois anos. O leite materno possui nutrientes essenciais para o desenvolvimento infantil, sendo considerado como o alimento mais nutritivo e adequado ao bebê. Este estudo teve o objetivo de identificar nas publicações levantadas, quais os motivos que levam as mães a não aderirem ao aleitamento materno exclusivo. Trata-se de uma revisão narrativa com o olhar qualitativo, em artigos português e inglês, extraídos das bases de dados eletrônicas SciElo e LILACS e sites oficiais do Ministério da Saúde. Observou-se que o medo, “tabus”, falta de apoio familiar, baixa escolaridade, trabalho, níveis socioeconômicos, são alguns dos desafios envolvidos ao desmame precoce, além dessas interferências, ainda existe o preconceito da sociedade. Conclui-se que com essas dificuldades o tempo de aleitamento materno torna-se menor e leva ao desmame precoce. É fundamental o apoio ao AME pela equipe de saúde, desde o pré-natal até o puerpério, o enfermeiro tem que estar apto para ouvir experiências anteriores, e culturas em que a mãe acredita e incentivá-la da maneira correta.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.22664.08.2021
Download PDF: