Medida da pressão arterial em locais alternativos no paciente grande queimado: conhecimento da equipe de enfermagem
International Journal of Development Research
Medida da pressão arterial em locais alternativos no paciente grande queimado: conhecimento da equipe de enfermagem
Received 21st January, 2020; Received in revised form 02nd February, 2020; Accepted 11th March, 2020; Published online 29th April, 2020
Copyright © 2020, Vitória Polliany. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A realização da técnica de medida da pressão arterial no paciente grande queimado, especialmente quando há queimaduras de membros superiores, é um desafio para a equipe de enfermagem. Dessa maneira, o estudo objetiva avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre os locais alternativos para medidada pressão arterial em paciente grande queimado. Trata-se de estudo transversal, quantitativo, descritivo e exploratório realizado com profissionais em hospital público no Município de Campina Grande, no período de março a abril de 2018. Foi aplicado questionário com informações sociodemográficas e sobre a medida da pressão arterial a 125 profissionais. A análise permitiu identificar que: 38,4% eram enfermeiros, com prevalência do sexo feminino e idade média de 36,78 anos; os locais alternativos mais relatados foram o braço esquerdo (42,4%), braço e antebraço esquerdos (30,4%), coxa e panturrilha direitas e esquerdas (67,2%), panturrilha direita e esquerda (16%) e, em queimaduras nos quatro membros, 24% relataram não saber como proceder na situação e a monitorização invasiva era desconhecida pela maioria dos profissionais. Conclui-se que há lacunas no conhecimento dos profissionais sobre a medida da pressão arterial em locais alternativos no grande queimado, o que demonstra a necessidade de implementação de estratégias de atualização que possam aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais a fim de proporcionar um cuidado seguro ao paciente grande queimado.